quarta-feira, 3 de junho de 2009

DEUS E AS TRAGÉDIAS


O mundo está abalado com mais uma notícia de um desastre aéreo. Desta vez tudo indica que 228 pessoas que estavam a bordo de um avião da Air France tiveram um fim trágico no Oceano Atlântico. As evidências apontam para este desastre. E a pergunta que permanece em nosso pensamento é “por que Deus permitiu que isso acontecesse”? Ou então, “afinal de contas, onde estava Deus que não protegeu aquelas pessoas?”


Em primeiro lugar precisamos lembrar que nada acontece sem o conhecimento de Deus. Portanto, Deus sabe exatamente o que aconteceu com o vôo 447 da Air France. Deus não abandonou aquelas pessoas. Ele esteve presente até o último instante.


O “por que” é a pergunta que hoje não encontramos resposta. Certamente Deus tem as suas razões em permitir que este desastre acontecesse. Isso não significa que devemos culpá-lo por isso. Toda a maldade não tem sua origem em Deus, mas sim no pecado da humanidade. A verdade é que nós não conseguimos compreender a mente de Deus. Nós lemos na Sagrada Escritura, em Romanos 11.33-36: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os teus juízos e quão inescrutáveis os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro lhe deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele e por meio dele e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente”.


Em segundo lugar, Deus quer nos chamar a atenção para a brevidade de nossa vida. Não sabemos quanto tempo de vida Deus ainda reserva para nós aqui na terra. Diz a Escritura que nós somos como a flor que nasce, mas logo depois murcha, seca e morre. Deus quer que sejamos sábios em nosso modo de viver: que convivamos da melhor forma possível com as outras pessoas ao nosso redor, amando-as como deus nos ama; que estejamos preparados para quando a nossa hora chegar. E estar preparado é crê em Jesus como o nosso Salvador. É crer que Deus nos ama tanto que não nos entregou a nossa própria sorte, mas que enviou o seu único Filho à terra para que ele sofresse o desastre que nós merecíamos em virtude dos nossos pecados: Jesus morreu em nosso lugar para nos dar a vida eterna.


Não só as famílias dos passageiros do vôo 447 da Air France, mas muitas outras famílias estão chorando a perda trágica de um ente querido. Precisamos nos apegar na promessa de Deus de que todo aquele que nele crê, ainda que morra, viverá. Creia hoje! Esteja preparado!


Oremos: Senhor, o nosso futuro está em tuas mãos. Dá-nos sabedoria em nosso viver para que estejamos preparados quando a nossa hora chegar. Consola a todas as pessoas enlutadas. Por amor de Jesus! Amém.

Nenhum comentário: