quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Construção em Frederico Westphalen (5)


Mais algumas fotos.


Chá de Advento em Iraí

Ontem, 16/12, aconteceu o tradicional "Chá de Advento" na Congregação São João de Iraí. Foi um momento especial, de brincadeiras e confraternização. Houve também a troca de presentes entre as famílias da Congregação.

Abaixo algumas fotos:


quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Construção em Frederico Westphalen (4)

Mais fotos da construção.
A previsão é de que até no dia 20/12 a primeira laje esteja concluída.






segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Construção em Frederico Westphalen (3)

Aquele que está com a camisa branquinha, limpinha, é o Juliano, nosso presidente da Comissão de Construção. Os demais são os pedreiros e serventes. Destaque para o Zé no centro da foto, o chefe.



Reunião e Almoço em Frederico




Neste último domingo, dia 29/11, a diretoria da Paróquia Cristo Redentor e a Comissão de Construção estiveram reunidas em Frederico Westphalen para planejamento de ações futuras. Entre uma reunião e outra, saboreamos um gostoso churrasco preparado pelo Tomé, nosso assador.




Conclusão dos Dez Mandamentos



O que Deus diz de todos os mandamentos?

Êxodo 20.5-6


Temos nos dez mandamentos o resumo da doutrina divina para o que devemos ou não fazer, a fim de que toda a nossa vida agrade a Deus. Fora dos mandamentos nenhuma obra e conduta pode ser boa e agradável a Deus, mesmo que seja considerada grande e preciosa aos olhos do mundo.

Muitas pessoas consideram sem brilho, insignificantes e comuns demais as obras dos dez mandamentos e, por isso, criam novas ordens espirituais, ritos e costumes especiais, que chamam a atenção das pessoas. Por exemplo, se nega qualquer favor para o simples fato de uma menina cuidar de uma criancinha e cumprir com fidelidade o que lhe é ordenado. Mas por outro lado, se dá bastante ênfase nas procissões, jejuns prolongados, alto-flagelações, etc, das quais Deus nem sequer ordenou.

Embora nenhum ser humano possa chegar a cumprir, de maneira devida, um só que seja dos Dez Mandamentos, a nossa vida deve ser guiada pelos mesmos. Em Êxodo 20.5-6 Deus anuncia uma grave ameaça e uma amigável promessa a fim de nos advertir e estimular para que observemos Sua vontade com seriedade. Por um lado, Deus quer castigar com severidade a todos os que desprezam e transgridem os seus mandamentos. Por outro lado, Deus quer recompensar e beneficiar a todos os que observam e buscam viver de acordo com os mandamentos.

O nosso coração, portanto, deve temer e amar a Deus. Temer no sentido de abster-se de tudo quanto é contra a vontade de Deus para não provocar a Sua ira. Amar no sentido de confiar somente Nele e, por amor a Ele, fazer o que é da Sua vontade.

Esse princípio de temer e amar a Deus deve ser aplicado a todos os mandamentos, deixando o primeiro mandamento como o mais importante e a base para os demais. Por exemplo, iremos honrar os pais e as autoridades não por causa deles mesmos, mas por causa de Deus. Pois não é o caso de fazer ou deixar de fazer algo para agradar aos pais ou autoridades, mas sim a Deus.

É proveitoso e necessário sempre ensinar a vontade de Deus aos jovens, a fim de não serem criados apenas com pancadas, como o gado, mas em temor e reverência a Deus. No Antigo Testamento Deus ordena escrever os mandamentos em todas as paredes e cantos para que as pessoas sempre os tivessem diante dos olhos, na mente e nas atitudes (Dt 6.8-9; 11.18-20).

Nenhuma pessoa alcançará a salvação eterna pela obediência aos Dez Mandamentos, pois desde a queda no pecado (Adão e Eva) o ser humano é incapaz de guardar a Lei de Deus e o próprio cristão só a cumpre de modo imperfeito. O caminho que leva as pessoas à salvação é a fé em Jesus.

Então para que servem os Dez mandamentos? Para o cristão, os mandamentos têm um fim triplo:

Freio = mantêm a ordem exterior no mundo freiando o impulso natural da humanidade para o pecado.

Espelho = ensina o ser humano a reconhecer verdadeiramente os seus pecados.

Norma = mostra aos cristãos o caminho que devem seguir a partir da fé.

Para Refletir:
1 João 2.1 – Cristo é nosso advogado!

OBS: Estudo baseado no Catecismo Maior de Martinho Lutero.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Construção Frederico (2)

As obras estão em andamento...Graças a Deus!

Confira!


Escavação para as fundações (sapatas).


Nivelamento do terreno.

O excesso de chuva tem dificultado um pouco o trabalho.



As escavações das 16 fundações (sapatas).

Pedreiros trabalhando nas armações.


Organizando as caixarias para o concreto.


Entrega de material.





quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Construção em Frederico Westphalen (1)

Na próxima semana serão iniciadas as obras da casa pastoral e do local de cultos em Frederico Westphalen. Já está quase tudo pronto para o início. Segue algumas fotos.




quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Nono e Décimo Mandamentos

“Não cobiçarás a casa do teu próximo”

“Não cobiçarás sua mulher, empregado, empregada, gado, nem coisa alguma
que lhe pertença”

Êxodo 20.17



Estes dois últimos mandamentos se dirigem principalmente àqueles que desejam ser louvados e chamados de pessoas honestas e sinceras, já que observam os mandamentos anteriores. Os malfeitores aos olhos do mundo precisam cuidar primeiro dos outros mandamentos.

Muitas pessoas pensam que são cumpridoras dos mandamentos quando exteriormente deixam de roubar ou cometer adultério, por exemplo, mas Deus quer mostrar com o nono e o décimo mandamentos que também se deve considerar pecado e coisa proibida cobiçar aquilo que pertence ao próximo, ou de qualquer forma, pretendê-los para si.

A sociedade do Antigo Testamento se organizava de modo diferente da nossa sociedade atual. Naquela época os empregados não eram livres, como hoje para trabalhar por salário, mas eram propriedade do seu senhor, tal como o gado e outros bens. A mulher também era propriedade do marido que podia despedi-la por um termo de divórcio e tomar outra. Assim, se alguém desejasse a mulher de outro, poderia despedir a sua mulher e desviar do outro a mulher deste, a fim de apossar-se dela a pleno direito. Essa prática entre eles não era pecado nem vergonha.

O nono e o décimo mandamentos nos ensinam que ninguém deve desejar tomar posse daquilo que pertence à outra pessoa, como por exemplo, mulher, empregados, casa, lar, campos, etc, ainda que seja com aparência de direito, e aos olhos do mundo se possa fazê-lo honrosamente, contudo, em prejuízo do próximo.

A cobiça acontece com maior freqüência em ações judiciais na intenção de ganhar ou extorquir algo do próximo, como por exemplo, disputas por herança.

Em resumo Deus deseja duas coisas de nós com estes mandamentos: 1 – que não desejemos adquirir nada que pertence ao próximo e nem lhe façamos mal algum. 2 – que deixemos com ele o que possui e, além disso, promovamos e preservemos o que lhe possa ser de proveito, tal como gostaríamos que fizessem conosco.

Exemplos de cobiça na Bíblia:

A cobiça do Rei Acabe = 1 Rs 21.1-19

A cobiça do Rei Davi = 2 Sm 11.2-17,26-27

“A nossa natureza pecaminosa não concede ao outro tanto quanto a nós mesmos.
Desse modo, o natural, segundo a carne, é cada um se apossar de quanto lhe é possível.
O outro que fique onde puder”.

“Muitas pessoas torcem e esticam o direito de acordo com os seus interesses,
sem levar em consideração a justiça e a necessidade do próximo”.


OBS: Estudo baseado no Catecismo Maior de Martinho Lutero.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

REFORMA LUTERANA - 31 de Outubro de 1517

Conhecer a verdade sobre as coisas é importante para você?
Se a sua resposta for “sim” então, neste aspecto, você se assemelha a Martinho Lutero.

Quem foi Martinho Lutero?
Lutero (1483-1546) foi um padre alemão que protestou contra o ensino da Igreja Católica de sua época. Estudando a Bíblia, Lutero observou que havia divergências entre o que a Bíblia ensinava e o que ensinava a igreja.
A principal diferença estava na resposta à pergunta: “Como eu posso ser salvo?” A igreja da época ensinava que uma pessoa seria salva se fizesse tantas boas obras quantas fossem possíveis para merecer a recompensa de Deus, a vida eterna. Esse ensino, além de não ser bíblico, trás insegurança às pessoas, pois como saber se fizemos o suficiente para sermos salvos? Lutero estudou profundamente a Escritura e redescobriu a Verdade que a igreja havia substituído por outros ensinos. Em Romanos 1.17 está escrito que as pessoas são salvas pela fé, e não pelas obras. A “salvação pela fé” tornou-se o centro de todo o ensino de Lutero.
O Papa Leão X ordenou que Lutero se calasse, mas ele não se calou. A igreja, então, declarou Lutero um herege. Ele foi perseguido, seus escritos foram queimados e, por pouco, não foi morto.
Lutero julgava fundamental que todas as pessoas conhecessem a verdade. Você conhece a verdade?

“...a verdade vos libertará”. João 8.32


terça-feira, 13 de outubro de 2009

Novas fotos da Bethel

Recebemos algumas fotos da Congregação Bethel, de Morton, Ilinois, EUA - nossos colaboradores no projeto Frederico Westphalen. Nelas o pastor Jeff está dando um estudo bíblico num domingo pela manhã e também alguns professores de escola bíblica estão se preparando para as suas aulas.





quinta-feira, 8 de outubro de 2009

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

19º Congresso Distrital de Servas e Leigos

Ontem, dia 27 de setembro aconteceu o 19º Congresso de Servas e Leigos do Distrito Salto do Yucumã. O encontro foi realizado na Congregação 'Da Cruz', de Árvore Seca, município de Três Passos, RS. Mais de 100 pessoas estiveram presentes. O palestrante foi o pastor Ailton José Müller de Ijuí e teve como tema "A vida em Cristo! Líderes em ação!"
Foi um dia especial para todos. Um dia de crescimento espiritual e de crescimento em amizades cristãs. O 20º Congresso será realizado em 2010, na Congregação São João de Iraí. Já estamos contando os dias...

Congregação Da Cruz de Árvore Seca.

Apesar da chuva foi um dia bonito, pois o povo de Deus esteve reunido.
Pastor Ailton palestrando.

"A Vida em Cristo! Líderes em ação!"

Almoço: comida boa em boa companhia.
Representante da LSLB: Rose Zimmermann

Amigo secreto.

Momento diferente - brincadeiras.

Momento diferente - brincadeiras.

Pausa pra foto.

Pastor Edemar Mauer - liturgista do culto de encerramento do 19º Congresso.

Pastor Cesar Scholz - pregador do culto de encerramento do 19º Congresso.

Saída dos estandartes.

Marli Damitz - Presidente do Dep. de Servas da Congregação São João de Iraí.

Pessoal de Iraí e de Frederico no ônibus - foi muito divertido.
Destaque para o sr. Adão - 92 anos. Exemplo de dedicação e testemunho para todos!!!
Obrigado pela participação!!!